Atenção Motociclista. Dicas de direção defensiva que podem salvar vidas.

Atenção Motociclista. Dicas de direção defensiva que podem salvar vidas.

Dicas Simotos de direção defensiva que podem salvar vidas. Vamos juntos reduzir o alto índice de acidentes com motos no Brasil. Seja consciente e faça um trânsito seguro, preserve a sua vida e das pessoas ao seu redor.



ATENÇÃO CRUZAMENTO



Você sabia que é nos cruzamentos onde acontece a maioria dos acidentes de moto? De acordo com estudos realizados, três vidas por dia são perdidas em acidentes de moto. Uma delas poderia ser salva se os motoristas dos carros e os motociclistas tivessem mais cuidado nos cruzamentos.  Seja culpa do piloto ou não, a atenção deve ser redobrada nesses locais. Ao se aproximar de um, reduza a velocidade.



PROTEJA-SE USE SEMPRE OS ESPELHOS RETROVISORES



Quanto mais o motociclista enxerga o que se passa a sua volta, maiores são as suas chances de se esquivar de um acidente, evitando as situações de perigo. No momento de utilizar o freio ou reduzir a velocidade você deve estar sempre ligado aos retrovisores evitando qualquer tipo de colisão. Verifique periodicamente a posição dos espelhos retrovisores, ajustando os ao melhor ângulo de visualização



SEJA VISTO



O excesso de velocidade sobre duas rodas pode surpreender tanto os outros motoristas quanto os pedestres. Use roupas adequadas, com faixas reflexivas, e nunca fique no ponto cego do motorista do carro. Para que você seja visto, rode sempre com o farol aceso, mesmo que seja dia.



ATENÇÃO PEDESTRES



No trânsito, o maior sempre protege o menor. No seu caso, você tem que redobrar a atenção com os pedestres. Muitos são desatentos e atravessam mesmo com o semáforo aberto para o trânsito, observando apenas os carros e esquecendo das motos.



ATENÇÃO SEMÁFORO



Diante de um semáforo amarelo, qual é a sua reação? Provavelmente acelerar, para não ficar parado. Sendo assim, a partir do momento em que o semáforo ficar verde, não arranque cegamente. O motorista da outra via pode encarar o restinho do amarelo da mesma forma que você e atravessar já no vermelho.



CHUVA FIQUE ATENTO



As condições do tempo interferem muito na pilotagem da moto. A pista fica mais escorregadia, a visibilidade é reduzida, a estabilidade diminui e a distância de frenagem aumenta. Redobre a atenção e evite acidentes



Por isso amigo, seja prudente e consciente, pilote com segurança e viva a vida. Pense Antes de arriscar manobras e ultrapassagens. Pense antes de exceder a velocidade. Pense antes pilotar sob o efeito de álcool, pense em quanta coisa boa ainda vem pela frente. Seja prudente, responsável e ajude a fazer do trânsito um lugar mais seguro.